Black Myth: Wukong surpreende ao rodar bem em dispositivos Android

Imagem: Game Science

Conhecido por exigir bastante dos PCs, Black Myth: Wukong é frequentemente usado como benchmark devido aos seus gráficos avançados e recursos pesados. Em muitos computadores, o jogo já apresenta desafios de performance — o que torna a ideia de jogá-lo em um smartphone algo quase impensável.

No entanto, um novo vídeo no YouTube mostra que isso é possível. O canal chinês 极客湾 Geekerwan testou a emulação do jogo em um Red Magic 10S Pro+, equipado com o chip Snapdragon 8 Gen 2 Leading Version, versão turbinada com overclock na CPU e GPU.

O resultado? Black Myth: Wukong apresentou desempenho surpreendentemente estável e gráficos impressionantes para um dispositivo móvel, provando que a emulação no Android está evoluindo rapidamente.

Utilizando o emulador Winlator, Black Myth: Wukong alcançou taxas de quadros que variaram entre 40 e 50 FPS em determinados trechos da gameplay. Apesar do bom desempenho geral, ainda foram notados alguns stutterings ocasionais durante a execução.

Para atingir esse nível de performance, o jogo foi rodado com resolução ajustada para 1600 x 720 pixels, utilizando a tecnologia NXSR configurada em 50%, o que ajudou a aliviar a carga gráfica sem comprometer tanto a qualidade visual.

Imagem: 极客湾Geekerwan

O canal também realizou testes executando Black Myth: Wukong em resolução nativa 720p, mas o desempenho caiu consideravelmente. Nessa configuração, a taxa média de quadros ficou em torno de 18 FPS, com quedas frequentes no framerate, afetando bastante a jogabilidade.

Como era de se esperar, o uso de CPU e GPU foi praticamente ao máximo, exigindo todo o potencial do smartphone para manter o jogo em funcionamento.

Imagem: 极客湾Geekerwan

Testes exigiram DirectX 11 para rodar Black Myth Wukong no Android

Um detalhe importante nos testes com Black Myth: Wukong é que o canal precisou forçar o jogo a rodar com DirectX 11. Isso ocorreu porque os drivers Turnip ainda não oferecem suporte total ao processador Snapdragon 8 Elite, utilizado no aparelho. Por conta disso, foi necessário recorrer ao DXVK, uma camada de compatibilidade que, até o momento, funciona apenas com DirectX 11.

Outros jogos também foram testados no Android

Além de Black Myth: Wukong, o canal chinês também testou outros títulos pesados. Dying Light 2 teve um desempenho médio de 35 FPS, e o mesmo se aplicou a Baldur’s Gate 3. No entanto, este último apresentou quedas ocasionais para cerca de 15 FPS, dependendo da cena e da carga gráfica do momento.


Imagem: 极客湾Geekerwan

Jogos mais antigos entregam desempenho surpreendente no Android

Nos testes com títulos um pouco mais antigos, os resultados foram ainda mais impressionantes. No caso de Control, o desempenho se manteve próximo dos 60 quadros por segundo, garantindo uma experiência fluida. Já em Metro Exodus, a performance variou entre 40 e 50 FPS na maior parte do tempo, o que demonstra a capacidade do smartphone emular jogos exigentes com qualidade bastante aceitável.

Imagem: 极客湾Geekerwan

E você, já pensou em jogar Black Myth Wukong direto no celular? O desempenho surpreendeu ou ainda acha que falta otimização? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com a gente o que achou dessa façanha tecnológica!

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